PRR: Investimento de 46 mil euros reforça apoio às Pessoas em Situação de Sem Abrigo

Ana Sousa presidiu, no passado dia 25 , à cerimónia de entrega de uma carrinha elétrica à Associação Protetora dos Pobres (APP), um investimento de cerca de 46 mil euros, viabilizado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do projeto ‘Intervir+ para agir melhor’.

“A entrega deste veículo elétrico com capacidade para nove lugares é um marco assinalável, no sentido em que vai reforçar os meios ao serviço da Associação Protetora dos Pobres em benefício das Pessoas em Situação de Sem Abrigo”, afirmou a secretária com a pasta da Inclusão.
Da parte da APP, ficou o agradecimento à Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude (SRITJ) pelo apoio prestado no âmbito da análise e aprovação desta candidatura ao PRR.
"Este é um equipamento muito importante para a prossecução das nossas atividades de apoio às Pessoas em Situação de Sem-abrigo como, a título de exemplo, acompanhar os utentes a consultas, a deslocações para regularização de documentação e muitas outras coisas”, sublinhou Carlos Silva, vice-presidente da APP

PROJETO: INTERVIR + PARA AGIR MELHOR

Descrição, objetivos e resultados do Projeto: 

O projeto “Intervir + para agir melhor” possui como objetivo geral criar uma relação de confiança, que permita motivar as pessoas em situação de sem-abrigo a mudar de vida.
Como objetivos específicos, pretende melhorar a condição de vida das pessoas em situação de sem-abrigo, encaminhando para as diversas áreas da Associação Protectora dos Pobres de acordo com as necessidades que apresentam (Balneários, Lavandaria, Refeitório, Rouparia, Gabinete de Apoio Social, Consulta/Atendimento e Acompanhamento de Serviço Social, Enfermagem, Psicologia e Educação Social), bem como no acompanhamento a outros serviços presentes na comunidade; prestar apoio psicossocial deforma a prevenir regressões/recaídas, bem como  motivar para a inserção social.

Além disso, procederá à contratação de seis profissionais, que vão estar distribuídos por três Equipas Técnicas, com a responsabilidade de Intervenção de rua, com saídas diárias e regulares de forma a realizar o acompanhamento social e sinalizar novas situações, organizadas por zonas específicas do concelho do Funchal, nomeadamente entre as zonas altas e a baixa da cidade.
Cada equipa ficará responsável por oito projetos de capacitação e integração de pessoas em situação de sem-abrigo, o que perfaz uma meta de vinte e quatro projetos. Foi ainda adquirida uma viatura elétrica, de nove lugares, que permite a mobilidade funcional das três equipas de rua nas suas saídas diárias, bem como, assegura a recolha de donativos, junto das entidades que colaboram com a instituição.

PRR - Fortalecimento das Respostas Sociais na RAM

PROJETO: ACRESCENTAR VALOR

Descrição, objetivos e resultados do Projeto: 


O projeto tem como especial objetivo ampliar a capacidade das respostas sociais que estão disponíveis na Associação para a população alvo da sua atividade, procurando conferir às pessoas em situação de sem-abrigo qualificações e competências acrescidas que as levem à sua plena (re)integração na comunidade. Como objetivo específico, pretende dotar as suas instalações dos espaços propícios e das ferramentas adequadas ao desenvolvimento das diferentes valências da sua intervenção junto deste grupo de pessoas em situação de maior carência e maior fragilidade social.

O projeto apresenta três valências principais: renovação, restauração e requalificação das atuais instalações e ampliação das atuais instalações (incluindo a qualificação dos gabinetes técnicos especializados; novo Refeitório; Centro de Acolhimento Noturno; Acolhimento de Emergência; requalificação do Balneário; criação de balneário; qualificação do Atelier Ocupacional; criação de um Gabinete de Saúde; Espaço seguro de acolhimento e ocupação; qualificação da cozinha de apoio ao refeitório; melhoria das condições de acesso e mobilidade (elevador), bem como a construção de um novo imóvel, constituído por dezoito unidades habitacionais de utilização independente, para incremento da capacidade de
resposta da Associação. 

PRR - Fortalecimento das Respostas Sociais na RAM